Página no Facebook: Curtidas, Comentários ou Compartilhamento ?

Olá, aqui é o Thiago de Freitas, tudo bem?

Uma das maiores dúvidas que venho recebendo dos empresários é sobre o alcance que as postagens da página do Facebook e por que elas não atingem todos os seus fãs, com isso, uma coisa é certa, as formas de engajamento da página no Facebook não são iguais. O Facebook sabe disso e você também.

O tão temido algoritmo do Facebook (EdgeRank) coloca um peso diferente em cada tipo de engajamento, ou seja, cada reação dos seus fãs podem contribuir de uma forma diferente para sua página no facebook (Fanpage Vendedora) – dando aos compartilhamentos mais peso e relevância em relação a curtidas por exemplo.

E quando você pensa sobre o seu próprio comportamento, curtidas, comentários e compartilhamentos, cada um tem um significado ou intenção diferente.

Vamos dividi-la:

  • CURTIR – Curtidas são o gesto mais comum dos meios de comunicação social. Quando você gosta da Atualização de uma Página ou Perfil, você está basicamente está dizendo “Huh, isso é interessante. “Hum” eu gosto disso. “Como esse tipo de ação tem pouca profundidade, o Facebook atribui pouco peso no EdgeRank.
  • COMENTÁRIOS – Comentários são principalmente (mas não sempre) sobre ego. Quando você comenta sobre uma atualização, você está basicamente dizendo “Isto é o que eu acho.” Com isso, o Facebook atribui mais peso aos comentários em comparação as curtidas.
  • COMPARTIlHAMENTO – Essa parte é a menina dos olhos do Facebook. Quando você compartilha uma atualização de página, você está basicamente dizendo “Todos os meus amigos têm que ver isso!”. Isso é enorme em termos de exposição, uma verdadeira recomendação boca-a-boca, e com credibilidade. Percebendo essa verdade, o Facebook atribui o maior peso aos compartilhamentos.

Como ter mais compartilhamento no Facebook?

Assim, se o compartilhamento é o nome do jogo no Facebook, como você pode conseguir mais ações como essa na sua Fanpage?

Aqui estão algumas dicas rápidas para ajudar a aumentar a quantidade de ações que você tem em suas atualizações da página:

  1. Postar conteúdo incríveis – eu estou dizendo o óbvio aqui, mas seria negligente não mencionar o pilar fundamental do Facebook sucesso. E por conteúdo não me refiro fotos ao invés de texto. Quero dizer histórias que são incríveis.
  2. Inclua uma chamada à ação –  Diga o que fazer, CTAs no Facebook em atualização de página de aumentam as curtidas, comentários e compartilhamentos. (Ex. Curta, Compartilhe Agora, Comente aqui)
  3. Emocione – A única razão por que alguém iria compartilhar sua atualização página é porque ele arranca em uma emoção em seu coração. Se a foto inspira raiva, digamos assim. Por exemplo, na foto abaixo da Familia.com.br, a descrição explica um conteúdo emotivo que nesse caso se trata de filhos, gera um sentimento em quem tem filhos e a reação normal é mostrar isso para os parentes e amigos, eles então Curtem e Compartilham!
    amostra
  4. Torná-lo condicional – A principal razão a maioria das pessoas usam o Facebook é porque eles querem compartilhar quem são (ou quer ser). Colocar uma condição na partilha lhes permite fazer exatamente isso. Por exemplo, se você disser “Compartilhar se você conhece alguém com câncer de mama”, você está dando a sua comunidade a oportunidade de compartilhar essa parte de suas vidas!
  5. Use canais externos – Não seja “o cara” que só lamenta-se sobre Facebook escondendo suas atualizações de seus fãs. Assuma o controle! Use e-mail marketing e outros canais de mídia social para aumentar a exposição à atualização específica.
  6. Medida – Como você experimentar diferentes abordagens, use Facebook Insights para ver qual abordagem funciona melhor. Mais uma vez, o Facebook é criado através de um processo de experimentação e de medição.

Eu criei um E-book que vai te ajudar a ter uma visão mais profissional do que eu estou falando: Os 12 Passos para o Sucesso no Facebook é um material gratuito e pode ser baixado CLICANDO AQUI!

 

Página no Facebook.

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Thiago de Freitas

Meu nome é Thiago de Freitas, sou Publicitário, fundador da Agência TGO e trabalho com marketing desde 2006 quando ainda trabalhava na Universidade Nove de Julho, uma das mais conceituadas universidades de São Paulo. Em 2010 fundei a minha própria agência de Publicidade e já atendi nessse tempo, mais de 200 empresas que almejavam entrar e principalmente vender através da internet.