Fanpage : Como engajar seus fãs em sua página no Facebook?

O segredo para uma página Facebook (Fanpage) de sucesso é uma comunidade altamente engajada. Você pode conquistar  milhares de fãs com anúncios, mas o número vai ser inexpressivo se eles não estiverem ativos e engajados.

Assista o video abaixo e saiba como engajar seus fãs na sua página no Facebook:

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Por que isso é importante?

Um fã que interage com a sua fanpage está criando uma lealdade com a sua marca. Por estar envolvido, eles estão conscientes de seus lançamentos de produtos, ofertas especiais e tudo que acontece na sua empresa, e são, portanto, mais propensos a comprar. Tão importante quanto isso, um fã ativo e engajado está compartilhando sua marca com os seus amigos e com isso ampliando sua base de fãs.

A palavra engajar tem sido dito tantas vezes que vem até perdendo o significado. Então o que isso quer dizer? Aqui estão alguns exemplos de como engajar fãs em sua página no Facebook (Fanpage), mas sinta-se livre para ser criativo.

Seja Interessante

Isso pode ser mais fácil falar do que fazer, mas concentre-se em postar informações que são interessante para seus clientes. Certifique-se de que ela é relevante e oportuna. Se você não tiver certeza de que seus clientes gosta, pergunte a eles!

Seja Humano

Apresentam a humanidade de sua marca. Postar com personalidade, fotos e vídeos de membros da equipe e mostrar um outro lado de sua organização/empresa.

Seja autêntico e honesto. Reconheça quando houver erros e envolva seus clientes nas soluções.

Uma maneira mais literal de “ser humano” é não usar serviços automatizados para a sua fanpage. Isto não é interessante. Pessoas reconhecem facilmente, especialmente uma vez que estas mensagens são destacados com um ícone de terceiros (Postcron, Hootsuite etc…). Estudos têm demonstrado que as mensagens colocadas com serviços de terceiros – automatizados ou não – são menos bem-sucedida.

Seja Responsivo

Um fã engajado é alguém que não só lê o seu conteúdo, mas comenta ativamente, curti e compartilha. Como você recebe essa resposta? Peça-o!

Você pode ver a importância de Curtir, Comentar e Compartilhar sua Página clicando aqui.

Faça perguntas em seus posts. Peça feedback de fãs. Peça as suas opiniões. Peça-lhes para compartilhar seu conteúdo. Peça-lhes para recomendar sua página para seus amigos. Estes são os seus clientes mais fiéis. Envolva-os!

Seja Breve

Não escreva um livro. Se você está fornecendo uma descrição de um link que você está compartilhando ou uma atualização de status. Mensagens curtas têm um propósito claro e é muito mais provável para receber uma resposta.

Compartilhe uma variedade de conteúdo

Misture. Compartilhe links, vídeos e fotos. Inclua a atualização de status ocasional, mas você não pode contar apenas com esse tipo de post. Os tipos mais virais de conteúdo no Facebook são fotos e vídeos. Se você compartilhar um link, certifique-se de que ele tem uma imagem em miniatura correspondente que e interessante. As pessoas são muito mais propensos a ler um link que tem uma imagem em miniatura interessante do que o conteúdo que não faz.

Compartilhar conteúdo exclusivo

Você precisa fornecer um valor para o fã da sua página. É mais do que apenas ser interessante e humano. Fornecer conteúdo que seus fãs não pode obter em qualquer outro lugar é fundamental.

Compartilhar informações sobre sua empresa que não está disponível em seu site ou blog. Fornecer conteúdo exclusivo por trás das cenas. E se você vender um produto, compartilhar ofertas exclusivas disponíveis apenas para os fãs do Facebook.

Engaje essa promoção solicitando um print da promoção ou um código específico para fãs da página.

Utilize Eventos

Tem um grande evento que você está olhando para promover? O lançamento de um novo produto? Use eventos do Facebook. Este app permite que você faça mais eventos oficial. Quando os fãs e não-fãs respondem com um RSVP ou uma indicação de que não puder comparecer, mas também lhe dá uma idéia para uma afluência esperada.

Claro, é mais do que saber quem vai estar lá. Como com qualquer outra coisa, quando você se envolver seus fãs e levá-los a responder, essa informação é compartilhada comos amigos deles. Assim, através da criação de um evento que gera uma resposta, você aumenta o potencial para atingir um novo público.

Incentivar check-ins

Você tem um local físico que depende de tráfego presencial? Incentive os check-ins. É mais uma maneira para que seus fãs para interagir com a sua marca. Lembre-os com sinais em sua loja. Talvez até mesmo oferecer incentivos.

Mais uma vez, este compromisso tem benefícios que vão além da construção de um relacionamento com esse cliente. Essa pessoa está dizendo a seus amigos onde eles estão. Quer ou não os seus amigos se juntar a eles, os de check-in age como uma recomendação de seus fãs.

Reconheça seus Fãs

Você precisa de seus fãs. Lembre-lhes que você os aprecia. Agradecer-lhes por gostar de sua página e por ser um cliente. Destaque marcos quando você alcançar um certo número de fãs.Encontre maneiras de reconhecer os seus fãs mais leais e agradeça-o por seu envolvimento com a sua marca.

Isso é só o começo

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Thiago de Freitas

Meu nome é Thiago de Freitas, sou Publicitário, fundador da Agência TGO e trabalho com marketing desde 2006 quando ainda trabalhava na Universidade Nove de Julho, uma das mais conceituadas universidades de São Paulo. Em 2010 fundei a minha própria agência de Publicidade e já atendi nessse tempo, mais de 200 empresas que almejavam entrar e principalmente vender através da internet.